Espaço CPFL Cultura- a vida contemporânea na cultura

 

Este sábado, como usual, estava assistindo à apresentação de música erudita contemporânea do espaço CPFL Cultura de Campinas e me surgiu uma grande curiosidade, qual teria sido a motivação inicial para uma concessionária de energia criar um espaço voltado exclusivamente à cultura, teatro e música da vida contemporânea?

Conversei com Adriana Canguçu, umas das organizadores do espaço e ela me passou a história da CPFL Cultura que hoje já se espalha para outras cidades do estado de São Paulo.

Em 2003, a concessionária de energia CPFL, de Campinas, passa pelo processo de privatização, seus funcionários que até então possuíam a segurança simbólica do emprego  garantido, passam a sofrer com a preocupação de não saber como seria o dia seguinte, como lidar com a incerteza do mundo moderno, como procurar outras formas de futuro, o que fazer?

Toda esta incerteza e mal estar gerados internamente, levaram a diretoria da empresa a pedir ao sr. Augusto Rodrigues que elaborasse palestras aos funcionários afim de ajudá-los a encarar os novos desafios, a enxergar a mudança de paradigmas, as novas possibilidades que surgiriam de uma visão ampliada, toda a complexidade que o ser de nosso tempo vive. A insegurança sobre o dia de amanhã.

Fato é que estas palestras começaram a surtir o efeito desejado e começaram a ser comentadas por toda a companhia, disto surge, então, a ideia de se criar um espaço cultural voltado para as dúvidas, questionamentos, ambiguidade e angústia que todos vivemos em nossa vida. Mas este espaço precisava traduzir isso em palestras, discussões, na música e nas crianças de nossa geração. Deveria também ser aberto ao público e não somente mais aos funcionários da companhia apenas.

Os três pilares de sustentação deste espaço, desde 2003, são: palestras em forma de seu café filosófico, a música erudita contemporânea e o teatro infantil. Em momentos propícios também é apresentado uma variação chamada Sarau, onde se contempla a música popular.  Hoje existe também a divulgação do cinema nacional, curta metragens e documentários que não entram no ciruito comercial de cinema.

Porque as palestras sobre fatos contemporâneos?

O Café filosófico apresenta sempre discussões e temas atuais, educação dos filhos no mundo globalizado, o papel da mulher e do homem neste novo mundo, o contexto da arte na globalização, enfim, temas que interessam a todos se aprofundar. São poucos os espaços disponíveis para discutir estes temas e na verdade na correria de nossa vida precisamos mesmo de um momento de reflexão e de troca de ideias e pensamentos, a correria diária muitas vezes impossibilita que o ser humano exercite sua mais básica capacidade, a de pensar e refletir.

Por que a música contemporânea?

Este pode ser um ponto polêmico, ouço muita gente dizer que detesta música contemporânea, eu mesma não aprecio algumas músicas, algumas vezes porque a música é ruim, agressiva, outras vezes porque é mal interpretada. Mas uma vez assistindo a um módulo de curadoria de João Marcos Coelho, ele menciona um ponto que me pareceu irrefutável, como dizer que a música é ruim se não dermos a chance a ela de ser ouvida, de ser entendida, de ser perpetuada?

Mesmo no período de Mozart ou Beethoven existiam músicas e compositores ruins, foram perpetuados e canonizados os bons, a boa música clássica barroca, romântica, a ópera sobreviveu mas não quer dizer que tudo produzido fosse bom.

Será que não devemos ouvir esta música, frequentar um lugar sério como a CPFL Cultura e começarmos nós a segregar o bom do ruim? o que deve ser descartado e o que deve ser perpetuado?

Acreditem, existe muita música boa contemporânea, Debussy, Stravinsky, Villa-Lobos, entre outros, que merecem seu lugar na história. Compete somente a nós escolhermos o que será mantido pela história nos próximos 100 ou 200 anos.

A música erudita contemporânea é feita para um ser humano que vive em um mundo inconstante, incerto, estressante, angustiante, globalizado, com relacionamentos complicados, ela procura traduzir tudo isso nos novos usos dos instrumentos e suas técnicas, nas novas texturas musicais, na concepção abstrata da forma.

O espaço da CPFL Cultura tem curadoria desde o ano de 2010 de João Marcos Coelho, que traz, em geral, bons curadores para seus módulos, mas mesmo que voce vá e não goste da primeira vez, insista, com certeza ou voce começa a entender um pouco a proposta desta música e distinguir o bom do ruim, ou decidirá que realmente nunca gostará de música erudita contemporânea. Só não é possível decidir isso em apenas uma apresentação.

Por que teatro infantil contemporâneo?

Por que as crianças de nosso tempo já vivem neste mundo agitado, sem tempo, com muitas cobranças e uma infância cada vez mais curta.

Bom é que eles curtam esta infância com arte, cultura e refletindo sobre os porques da vida.

Hoje vivemos uma escassez de cultura de qualidade em Campinas, a cidade que abriga universidades importantes como Unicamp e PUC, se encontra em uma situação de descaso cultural, não temos mais teatros em boas condições de manutenção, o único teatro com condições de abrigar uma ópera ou ballet com sinfônica, teve seu fosso destruído arbitrariamente sem que tivéssemos em vista outro a ser construído. A orquestra Sinfônica vive situação de abandono por parte do poder público da cidade e mesmo que não se goste de música clássica esta orquestra foi um marco até mesmo de um momento político importante de nosso país.  A filosofia nossa deveria ser sempre a de agregar novas formas de conhecimento e cultura e nunca a de, simplesmente, deixarmos as poucas existentes ao abandono e degradação eminentes.

Será que todos estes fatores por si só não convidam as pessoas a que venham prestigiar e conhecer esta iniciativa privada de cultura? O teatro é pequeno mas convidativo, a infraestrutura boa, a programação inusitada.

Para connhecer mais sobre a programação e o espaço CPFL Cultura ver seu site, onde é possível inclusive cadastrar seu email e receber pontualmente durante a semana toda a programação atualizada.

Termino meu post com um comentário do grande historiador italiano Giulio Carlo Argan na Unesco em 1970, em referência a finalidade social da preservação dos monumentos e da arte de um ponto de vista psicopedagógico:

” A presença de obras de arte é sempre caracterizadora de um contexto cuja historicidade manifesta. Uma vez que é o contexto que determina as ideias de espaço e tempo, estabelecendo uma relação positiva entre o indivíduo e ambiente, descaracterizar o ambiente destituindo-o de suas presenças artísticas tradicionais é uma maneira de favorecer as neuroses coletivas, que se exprimem, mais tarde, em atos de rejeição à civilização histórica, que vão desde o pequeno vandalismo e o banditismo organizado até os fenômenos macroscópicos de violência e terrorismo- e todos sabem que este é o preço a ser pago pelo não desejado triunfo da sociedade de consumo.”

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Contemporânea, Dicas Interessantes e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

51 respostas a Espaço CPFL Cultura- a vida contemporânea na cultura

  1. Pingback: plastic garden storage shed

  2. Pingback: http://www.m88vnbet.com/

  3. Pingback: celtic gold rings

  4. Pingback: removals from ireland to uk

  5. Pingback: basement waterproofing

  6. Pingback: masonry

  7. Pingback: useful site

  8. Pingback: download free

  9. Pingback: site

  10. Pingback: https://www.bestangrybirdgames.com/download-angry-birds/

  11. Pingback: Bilskrot Göteborg

  12. Pingback: sen busun

  13. Pingback: Bitcoin Marketplace Bitimart

  14. Pingback: hcg diet drops

  15. Pingback: trumpforchildren

  16. Pingback: Skrota bilen

  17. Pingback: www.friv.run/

  18. Pingback: juegosfriv.one/

  19. Pingback: more

  20. Pingback: trucos para jugar bien al poker texas holdem

  21. Pingback: tivibu

  22. Pingback: glamour photography

  23. Pingback: capitol florist

  24. Pingback: Zorgverzekeringen

  25. Pingback: Loterij

  26. Pingback: Weeklenzen

  27. Pingback: FITBODY.IS - STEROID STORE, BUY STEROID, EUROPEN ANABOLIC SHOP

  28. Pingback: read this article

  29. Pingback: ìîäà

  30. Pingback: Detail Gone Humiliating Isinglass at Self-abasement - Tough Retain Octopod Brucine by Mumps

  31. Pingback: hernia mesh lawsuit

  32. Pingback: business directory Australia

  33. Pingback: business directory Bahamas

  34. Pingback: business directory Tanzania

  35. Pingback: business directory United Kingdom

  36. Pingback: Ariana Grande – Side To Side ft. Nicki Minaj mp3 download

  37. Pingback: business directory Pakistan

  38. Pingback: house for sale Namibia

  39. Pingback: new siriustube648 abdu23na8154 abdu23na59

  40. Pingback: newtube tube planet570 afeu23na4368 abdu23na0

  41. Pingback: nike kobe 9 em home white court purple for sale online

  42. Pingback: ABrand

  43. Pingback: nike air max tailwind 8 red blue

  44. Pingback: mens nike shox nz running shoes black gold logo

  45. Pingback: pralnia ko³obrzeg

  46. Pingback: movies

  47. Pingback: movies online

  48. Pingback: karan johar

  49. Pingback: Top Movies

  50. Pingback: Movies1

  51. Pingback: 11 10 2019

Deixe uma resposta