Lixo Extraordinário

Este documentário feito sobre o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz realmente é algo imperdível e impressionante. Não poderia me furtar a um comentário aqui no blog pois com certeza apesar de ter concorrido ao Oscar de melhor documentário não entrou no circuito comercial dos grandes cinemas.

Lixo Extraordinário ou Waste Land (título em inglês) baseia-se no trabalho feito pelo artista no aterro Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro, de 2007 a 2009. Conforme apresentado pelo próprio Vik no documentário sua intenção foi a de mostrar a sua contribuição pessoal às pessoas que trabalham com este tipo de resíduo.  A co-direção do filme é brasileira, inglesa e americana.  O documentário chega a ter momentos, apesar da imensa miséria, de poesia e solidariedade.

Vik Muniz, passou, literalmente, dois anos em meio ao lixo, o documentário começa sua apresentação pelo disperdício das fantasias após o carnaval do Rio de Janeiro, posteriormente ele percorre o caminho do caminhão que leva o lixo ao aterro. Foi criada uma associação dos catadores, idealizada por Sebastião, e eles recolhem o lixo diariamente onde são pesados os materiais para venda. As mulheres em geral, pela questão do peso, coletam garrafas, materiais pets e latinhas, os homens ficam com os mais pesados, o vidro não é recolhido para evitar acidentes.

O mais emocionante fica por conta da narrativa de como este lixo é recebido, os perigos que envolvem os catadores na chegada dos caminhões, a solidariedade que existe entre eles, a maioria dorme na região e volta para casa apenas uma vez por semana. Existe uma senhora que em meio a todo aquele lixo faz questão de ir cozinhar para as pessoas que lá trabalham. Por baixo de toda aquela miséria e falta de condições, algo de digno e determinado surge, os rostos das pessoas recebem enfoque especial e dão o tom de real ao documentário. São pessoas comuns, com vidas duras e comuns, e o que impressiona, aquela é uma vida real. Durante este período um dia muito triste foi um dia do pagamento, em que apesar de toda esta vida sacrificada são assaltados, fico pensando que não temos aí apenas uma questão social a considerar sobre a pobreza.

O final do documentário é Vik entregando um retrato de cada um dos participantes nas suas próprias casas, mostrando suas vidas cotidianas e o quanto aquele trabalho havia modificado a vida destas pessoas. Existe uma discussão interessante no documentário, quando sua mulher pergunta se ele tem o direito de apresentar uma vida melhor a estas pessoas e depois sair de suas vidas, deixando-os com o gosto desta vida. Ao que ele responde que se sente responsável por fazer isso, pois com este lado melhor da vida que lhes apresentasse, estas pessoas poderiam se valorizar e procurar novos caminhos.

Para quem não conhece o trabalho de Vik Muniz, uma pincelada em sua vida, de origem muito pobre, sua chance como artista apareceu após uma discussão em que levou um tiro na perna. Como ele mesmo diz “ainda bem que quem atirou tinha dinheiro e por isso minha indenização foi uma passagem aérea para os Estados Unidos”. Foi trabalhar como recolhedor de carrinhos de supermercado, mas, numa incrível coincidência, este supermercado ficava muito próximo ao Moma, onde começou a estudar, fazer visitas constantes e aprender tudo sobre arte moderna.

Sua arte se baseia na criação de formas vindas de materiais como recicláveis, lixo, alimentos. Após criadas estas formas são fotografadas e desta maneira imortalizadas. Mas apesar de contemporâneo e de trabalhar muitas vezes com materiais descartáveis nem por isso sua arte ignora o passado acadêmico. Existe em seu trabalho muito estudo e muito respeito aos grandes mestres da pintura. Ele com certeza é um exemplo de que o moderno ou contemporâneo não precisa menosprezar o passado, pode inclusive se basear neste para sua criação.

Em exposição feito no Masp foram apresentados seus trabalhos com a séria tridimensional das linhas, com o algodão, com os arames, os retratos feitos com diamantes, pó de café, papéis picados. E em especial dois trabalhos que me comoveram muito: as fotos dos retratos de crianças do Haiti, feitos com açucar; e a engraçadíssima Medusa Marinara baseada no quadro A Medusa de Caravaggio.

Vik Muniz

Medusa de Caravaggio, pintada depois de 1590

Com certeza a maioria das pessoas que assistem à televisão tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de Vik Muniz em larga escala na abertura da novela das oito horas. O quadro da abertura é a Morte de Marat, 1793, do grande pintor Jacques Louis David.

Apesar de não mencionado no documentário existe muita semelhança na figura heróica de Marat retratada por David e pelo lutador Sebastião do Jardim Gramacho,de Vik. Um lutava pela liberdade e o outro instituíu uma Associação dos catadores de lixo reciclável do Jardim Gramacho, que daria dignidade a muitas pessoas, também uma forma de liberdade.

Acredito que o problema da não aceitação ou não compreensão da arte moderna se deve à alguns artistas em particular que acreditam que sua arte deve estar distante do grande público e que só será arte de valor se a massa de pessoas não participar.

Outra visão muito errada vem de nossos governantes que acreditam que existe uma arte para a maioria das pessoas comuns e que esta arte deve ser cada vez mais banalizada e de fácil assimilação. Será que se a educação e a cultura estivessem, realmente, chegando à maioria das pessoas estas pessoas não apreciariam e gostariam de uma arte e cultura mais elaborados?

No documentário Vik comenta com Sebastião este assunto, Será que voce não gosta da arte moderna apenas porque não a conhece?

Vejo  trabalhos maravilhosos como a Orquestra do Pão de Açucar em São Paulo, que ensina música clássica a pessoas da periferia, com certeza estas poucas pessoas que já conseguiram sua vaga em uma orquestra como esta não mais escutam e praticam apenas a chamada música do povo.

O projeto Dança e Cidadania de Campinas, onde crianças da periferia são patrocinadas para aprender Ballet , seus pais muitas vezes são contratados e ensinados na arte de cenários e figurinos, carpintaria, marcenaria. Estas crianças com certeza são transformadas pela arte, crescer sempre e procurar sempre as melhores oportunidades da vida. Este projeto não é um simples trabalho de Ong, Ballets importantes tem olhado para os dançarinos que saem dele, em tudo que fazem existe um  profissionalismo.

Assim como Vik mudou a vida das pessoas daquela pequena comunidade de Gramacho, o Pão de Açucar muda a vida de muitas crianças assim como o Dança e Cidadania, com certeza haverão por este Brasil ainda outras propostas vindas de particulares para se salvar um resquício de cultura ao nosso povo.

Definitivamente um documentário que todos devem  ver, mesmo porque após assistir voce nunca mais terá coragem de jogar lixo reciclável no meio de seu lixo comum. Outra coisa que deveria mobilizar a todos os brasileiros, exigir melhor sistema de coleta de lixo reciclável nas cidades, porque é muito bonito falar de meio ambiente e natureza, mas saber para onde vai nosso lixo também é muito importante.

A arte enobrece o ser humano em todos os aspectos, criar algo bonito e sensível muitas vezes faz a pessoa sair de uma situação de mediocridade auto imposta. Deixo aqui uma reflexão constante que tenho:

Será que se não estivesse sendo alienado ao brasileiro o direito à cultura, educação (de verdade) nós teríamos notícia todos os dias de falta de ética e corrupção, de nossos políticos eleitos na maioria pelas pessoas sem instrução?

Será que se nossos crianças fossem ensinadas a ouvir música boa nós teríamos tantas músicas ruins que exaltam o pior do ser humano sendo tocadas diariamente em rádios e festas?

Será que se ensinassem a leitura de bons livros nas escolas públicas não teríamos um povo mais culto, mais crítico, mais exigente, menos doente, do que temos? Por que o que vemos hoje no ensino público são cartilhas que propagam o ensino errado da lingua e retiram escritores como Monteiro Lobato de seu currículo.

Fica aqui com voces um pedaço de Lixo Extraordinário.

http://www.lixoextraordinario.net

Se voce quiser conhecer um pouco dos trabalhos de Vik o site é :

http://www.vikmuniz.net/

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Dicas Interessantes, Documentário e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

66 respostas a Lixo Extraordinário

  1. Pingback: link vao m88

  2. Pingback: European Steroid Shop, Steroids for Sale, Buy steroids online, Anabolic Shop, Real Steroids, Steroids Shop, Buy Steroids, Your Anabolic Steroids Pharmacy

  3. Pingback: mold remediation

  4. Pingback: http://www.godwinsremovals.co.uk/man-and-van/lewisham

  5. Pingback: calorie chart alcoholic drinks

  6. Pingback: uk to ireland removals

  7. Pingback: click to read more

  8. Pingback: APKBucket

  9. Pingback: Skrota bilen Göteborg

  10. Pingback: wibforum

  11. Pingback: Skrota bilen

  12. Pingback: Your Marketplace for Bitcoin shopping

  13. Pingback: service laptop Bali

  14. Pingback: dynabol

  15. Pingback: trumpforchildren

  16. Pingback: Bilskrot Göteborg

  17. Pingback: friv.run/

  18. Pingback: www.juegosfriv.one

  19. Pingback: Unterbett Schurwolle

  20. Pingback: 4 Corners Alliance Group

  21. Pingback: flower shops gilbert az

  22. Pingback: m88asia

  23. Pingback: Guide to choosing the right camping lights

  24. Pingback: mark curry sol

  25. Pingback: sol partners

  26. Pingback: Energie zakelijk

  27. Pingback: have a peek here

  28. Pingback: business directory South Africa

  29. Pingback: business directory United states of America

  30. Pingback: https://www.cowboylyrics.com/

  31. Pingback: Zorgverzekeringen

  32. Pingback: Civil Site Drawings

  33. Pingback: business directory Morocco

  34. Pingback: Skrota bilen Tjörn

  35. Pingback: car dealers Namibia

  36. Pingback: empresas informatica

  37. Pingback: thanh lap doanh nghiep gia re

  38. Pingback: is motor club america scam

  39. Pingback: freshamateurs552 abdu23na7868 abdu23na9

  40. Pingback: nike air rejuven8 mule coffee

  41. Pingback: nike air max 2017 dark blue white logo men shoes nike air max 2017 dark blue white logo men shoes

  42. Pingback: nike lunar tr1 oregon ducks for sale

  43. Pingback: 188bet link alternatif

  44. Pingback: movies

  45. Pingback: Watch Tv Series Online

  46. Pingback: Kinokrad 2019 Kinokrad Hd

  47. Pingback: Kinokrad

  48. Pingback: filmy-kinokrad

  49. Pingback: kinokrad-2019

  50. Pingback: filmy-2019-kinokrad

  51. Pingback: serial

  52. Pingback: cerialest.ru

  53. Pingback: youtube2019.ru

  54. Pingback: dorama hdrezka

  55. Pingback: movies hdrezka

  56. Pingback: HDrezka

  57. Pingback: kinosmotretonline

  58. Pingback: LostFilm HD 720

  59. Pingback: trustedmdstorefy.com

  60. Pingback: bofilm ñåðèàë

  61. Pingback: bofilm

  62. Pingback: 1 seriya

  63. Pingback: Êîíñóëüòàöèÿ ïñèõîëîãà

  64. Pingback: topedstoreusa.com

  65. Pingback: hqcialismht.com

  66. Pingback: viagramdtrustser.com

Deixe uma resposta