O Cemitério de Praga

O Cemitério de Praga Umberto Eco

Neste novo livro Umberto Eco nos mostra, novamente, a caraterística do livro escrito com base em informações históricas.

Interessante fato, o único personagem inventado é o protagonista, Simone Simonini, sendo, mesmo assim criado com frases e características existentes na própria história.

Os outros componentes da trama foram personagens reais e que vivenciaram em seus períodos muito do ocorrido.

Neste romance, o leitor deve ficar atento aos preâmbulos criados por Umberto Eco e que muitas vezes parecem querer distanciar o leitor da trama principal. Apesar das, digamos, distrações ocorridas no texto, ele sempre direciona nossa atenção novamente ao centro da trama.

O personagem Simonini, conta sua história através das memórias em um diário, mesmo o escrevendo a partir de 1886, ele volta no tempo, se reportando à sua infância para criar o enredo. Há momentos em que ele não suportando as mémorias de algumas ações se diz desmemoriado, criando um alter ego de nome abade Della Piccolla que acaba preenchendo as lacunas no tempo em seu diário.

Na verdade a questão da consciência e do remorso passam a ser assumidos por Della Piccolla, que aparece nos momentos de fuga de nosso protagonista. A fuga se fazia necessária para o esquecimento dos piores atos.

Nosso protagonista começa contando fatos de sua infância, a mãe que morre cedo, o pai que o abandona para seguir lutas idealistas em uma Itália em confronto entre monarquia e república. É criado por seu avô, pessoa muito religiosa que defende os jesuítas, mas nesta criação recebe do avó o ódio aos judeus e aos revolucionários que agiam contra sua Majestade e contra o Papa. O antissemitismo faria parte importante de toda sua vida e de suas escolhas. Aliado ao antisemitismo ele desenvolve também falta total de respeito aos maçons.

Recebeu uma instrução jesuítica, onde passou a odiar, também, as mulheres como seres sujos e imorais. Em toda sua existência nos mostra sua repulsa pelo sexo oposto, tanto quanto pelos judeus e maçons. O último jesuíta a lhe ensinar se insinua sexualmente, em sua adolescência, afetando posteriormente também a visão que teria dos jesuítas.

O primeiro trabalho de Simonini o introduz na arte da falsificação e desonestidade, optando nosso protagonista por esta função também por toda vida.

Na verdade o livro mostra detalhes tão bem descritos da Itália e da França que se pode imaginar as paisagens conforme lemos. Algumas ilustrações são do grande artista Honorè Daumier, do período retratado, algumas outras de igual qualidade vieram do arquivo pessoal do escritor.

O estudo da História feita com tanta qualidade também demonstra ao leitor que cada movimento político e religioso na Itália e na França teve seus pontos positivos mas também teve muitos negativos.

A monarquia, a répuplica, a revolução liberal e os movimentos anárquicos, assim como o Estado Papal, sempre se utilizaram de ferramentas pouco ortodoxas para atingir seus fins. Analisando detalhadamente cada um vê-se que o bem estar geral dos povos no fundo nunca foram seus objetivos, em todos podemos encontrar a luta pelo poder, pelo dinheiro e pelo status, todos se valeram de conchavos e atos ilícitos para chegarem ao poder.

A imprensa sempre foi usada como meio de manipulação, a religião usada como meio de se domar as pessoas e atingir objetivos. Num apanhado geral do período o autor nos mostra que no século XIX tirar do poder reis e imperadores também representava tirar do poder a liderança da Igreja Católica. A dominação da igreja impedia que as massas agissem de maneira desgovernada e a livre vontade, indo contra as premissas da liberalização dos revolucionários.

O final do romance mostra um embate muito grande entre o consciente e o inconsciente de nosso protagonista. Os atos ilícitos cometidos, os assassinatos e os roubos representam uma crise existencial muito grande. Conforme o tempo passa Simonini envelhece e também todo o modo de pensar de um período desaparece, as ações de traição e brutalidades, as espionagens francas deixam de ter lugar. O progresso chega à Europa, as cidades passam a ter esgotos, já existem os primeiros trens e metrôs, a imprensa intensifica sua ação, começam a surgir as máquinas para automação de muitos trabalhos como teares e máquinas de copiar e escrever.

A função de copista do protagonista deixa de ser necessária assim como todo um modo de vida europeu.

Mas, e o Cemitério de Praga, onde fica? o que é?

Como as tramas de Umberco Eco, é necessário ler o livro para entender o porque de seus títulos, exatamente como a Misteriosa Chama da Rainha Loana, o Cemitério é apenas uma justificação bem feita de algo que acompanha o protagonista como ponto de equilibrio, o Cemitério de Praga representa o antisemitismo, uma prova criada e perpetuada.

Este livro deixa a vontade de se aprofundar historicamente na verdade sobre os judeus ao longo do tempo, sua vida, religião e interesses. Será que o antissemitismo sempre possuiu realmente justificativa? o ódio sempre foi ensinado ou real? Podemos nos valer de documentos secundários para acreditar na história informada ?

Livro escrito nos moldes contemporâneos, nem tudo é claro e mostrado, reserva-se ao leitor boa parte de imaginação e interpretação.  Uma história de intrigas, espionagem, grandes falsificações, inclusive da história.

 

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Ficção, Literatura e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

46 respostas a O Cemitério de Praga

  1. Pingback: link m88 moi nhat

  2. Pingback: chimney repair

  3. Pingback: removals to ireland from London

  4. Pingback: shane carwin steroids

  5. Pingback: fast metabolism diet salmon recipes

  6. Pingback: download free

  7. Pingback: American Manufacturing

  8. Pingback: US Manufacturing

  9. Pingback: Buy and Sell your Items with Bitcoin - Free Escrow Service

  10. Pingback: click here

  11. Pingback: Skrota bilen

  12. Pingback: Bilskrot Göteborg

  13. Pingback: ama para hersey

  14. Pingback: child abuse

  15. Pingback: friv.run

  16. Pingback: juegos-friv-gratis-jugar-en línea

  17. Pingback: geneza pharmaceuticals

  18. Pingback: Houston, Texas

  19. Pingback: Your Friendly Bitcoin Marketplace

  20. Pingback: digitürk

  21. Pingback: mark curry sol

  22. Pingback: Zorgtoeslag

  23. Pingback: sneakers vergelijken

  24. Pingback: dsl speed test

  25. Pingback: FITBODY.IS - STEROID STORE, BUY STEROID, EUROPEN ANABOLIC SHOP

  26. Pingback: خرید اکانت آپدیت نود 32

  27. Pingback: business directory Namibia

  28. Pingback: business directory Bangladesh

  29. Pingback: business directory Switzerland

  30. Pingback: business directory Botswana

  31. Pingback: http://worldhealthone.com

  32. Pingback: car dealers South Africa

  33. Pingback: CV promoters for employment

  34. Pingback: Longtime executive

  35. Pingback: http://thanhlapdoanhnghiepgiare.org

  36. Pingback: link

  37. Pingback: what is instant rewards about

  38. Pingback: fix matka number

  39. Pingback: ways to protect your home from burglary

  40. Pingback: Fitflop Slide Sandals

  41. Pingback: Air Jordan 4 Mens

  42. Pingback: mens nike blazer mid premium suede shoes dark grey white 371761 088

  43. Pingback: venus fly trap kyrie

  44. Pingback: nike airmax 2013 red black

  45. Pingback: website

  46. Pingback: website

Deixe uma resposta